25 de set. de 2011

INICIANDO NO MUNDO LOLITA/RORIITA 2 - TOP's 2

          Continuando a série de postagens sobre iniciantes na moda lolita, hoje falaremos sobre top's novamente, mas dando enfase em casacos, cardigãs, boleros, capas, coletes, jaquetas e blazers. Caso esteja começando a acompanhar agora, seguem os links:


          No último post eu expliquei o que seria top, mas deixei pra falar sobre camisetas e camisas porque são as peças de top que são mais específicas e que exigem mais cuidados justamente por serem usadas com mais frequência. Então como as outras peças que eu mencionei hoje não exigem TANTO cuidado, elas podem ser colocadas juntas sem problemas.

CASACOS
          Casacos não são de modelos simples de serem localizados, mas só porque é uma peça que não exige tanta regra, não quer dizer que você possa se enfiar em qualquer moletom que ta tudo certo. Casacos normalmente são pra dias bem mais frios por serem um pouco mais pesados, mas eles não podem deixar de lado a 'doçura' loli e nem desacompanhar o resto ta roupa. Quando estamos de jeans e camiseta, podemos estar com qualquer cor de roupa que jogando um casaco preto tá tudo certo, no loli já não acontece assim. Uma das coisas mais estranhas que pode acontecer no loli é ter uma peça ou uma cor perdida no meio do out. Não dá pra garota estar totalmente de rosa e colocar um sapato azul, as cores combinam mas fica faltando mais coisas em azul pra não ficar estranho, ou então a garota estar novamente toda de rosa e jogar um sapato branco, novamente é uma cor neutra que combina com tudo, mas ela vai ficar perdida no geral e vai incomodar bastante quem olha já tendo experiencia na moda lolita. Essa regra de cores também vale pra essas peças. Não dá pra deixar elas perdidas no meio do out. Mesmo você estando totalmente neutra e colocar um casaco lilás e deixar ele como ponto de luz, tente colocar algo lilás pelo menos nos acessórios pro casaco não ficar solitário.

          Casacos longos super valem, apesar de eles esquentam bem mais e serem inviáveis pra quase todas as regiões do Brasil, ele fica bonito se coordenado com a roupa de baixo com cores parecidas, mas justamente por ele cobrir toda a roupa, ela estar combinando com o casaco não é uma regra, mas em contra partida os acessórios devem combinar pra não ficar estranho, então pra evitar dores de cabeça, é mais fácil colocar a roupa combinando com o casaco.



CARDIGÃS
          Cardigãs são um tipo de casaco também, e são mais usados por aqui justamente por serem mais leves e mesmo assim esquentarem em dias frios, porque convenhamos, em nosso país, até os dias mais frios acabam fazendo calor em algum momento. E o cardigã é a peça mais recomendada pra esses dias. E dias de ventania também recomendo muito um cardigã. Agora que estamos entrando na primavera, mesmo que você saia de casa sem que esteja frio, é interessante levar pelo menos um deles na bolsa pra caso esfrie de repente. Afinal, o seguro morreu de velho. O legal do cardigã é que ele não precisa ser especificamente lolita pra estar combinando, eles podem ser algo mais "normal" mesmo, mas sempre tendo um minimo de bom senso.




BOLEROS
          Assim como os cardigãs, eles não precisam ser exatamente lolita pra combinarem com o estilo, basta seguir o bom senso dos parâmetros básicos do lolita e já está tudo certo. O bolero é muito utilizado em dias mais quentes que a garota quer usar um JSK (que é o vestido sem manga e que acaba na grande maioria das vezes exigindo uma camisa por baixo) sem a camisa, então opta pelo bolero pra tampar os ombros. Mas também existem boleros de manga longa e com um tecido mais pesado que são de certa forma pra substituírem os cardigãs.




 

CAPAS
          Essas capas tem praticamente a mesma função do bolero, mas são mais adotados por sweet country lolitas (lolitas do campo), embora não seja uma regra ser usado só por elas, elas são as grandes adeptas a essa peça lolita. A capa também pode ser adaptada em gothic, sweet OTT e classical, mas isso varia muito da coordenação de cada um e do tipo de capa que se tem em mãos. Só de olhar pra capa você facilmente identifica onde ela se encaixaria melhor. Por exemplo, de a capa for preta de um veludo pesado, sem dúvidas ela iria ficar muito mais bonita em uma gothic do que em uma classical ou sweet.



COLETES
          Coletes normalmente são mais usados em classical, gothic, ouji, aristocrat e pirate lolita, não que outras subdivisões não possam usar, mas como o colete por si só já é uma peça mais adulta, então ele acaba sendo encaixado em subdivisões mais adultas também. O colete fica muito mais bonito marcando bem a cintura e tendo a saia bem volumosa, assim a garota se destaca mais, tanto quanto a própria peça. O bom é que com o colete dá pra se usar relógios de bolso que também ficam extremamente elegantes.





JAQUETAS
          Jaquetas podem ser melhor utilizadas em casual loli, e essas, assim como o casaco, podem ser encaixadas em qualquer subdivisão sem dores de cabeça. A única diferença é que a jaqueta é menos formal, então ela não ficaria muito boa em um full out, ela seria mais cabível mesmo em casual.



BLAZERS
          Essa peça se equivale em muito ao colete. É uma peça adulta e por isso mais encaixável a subdivisões mais adultas, mas preferencialmente ele aparece no classical, aristocrat e pouquíssimo em ouji e gothic. A elegância dele é enorme e também fica lindo com relógio de bolso.



          Então, encerramos por aqui a parte de TOP's e a partir do próximo post dessa série, vamos começar com os botton's. Como a enorme maioria dos vestidos lolita são bottons, eles vão ser tratados como tais e de forma separada das saias. Também vou falar das bermudas para os oujis. Daqui pra frente vou começar a tratar dos oujis de forma separada já que o básico dos TOP's são o mesmo para oujis e lolitas.

          Então até o próximo post da série INICIANDO NO MUNDO LOLITA/RORIITA.

Um comentário:

Lady LoLo disse...

Coletes e blazers YEAH! Viva relógio de bolso!