31 de ago. de 2011

INICIANDO NO MUNDO LOLITA/RORIITA 2 - TOP's 1

          Bom, há um tempo eu fiz um post sobre esse tema, e disse que em breve continuaria, mas acabei me enrolando toda e não pude continuar, agora eu prometo que vou tentar MESMO tomar vergonha na cara e fazer pelo menos um post por semana, ainda vou marcar um dia específico pra isso, o que provavelmente ocorrerá nas quartas ou sextas durante a noite.

          No post em questão eu disse que estaria fazendo um pequeno seguimento de post's para facilitar a vida de novatas e esse último foi falando justamente sobre a história do lolita

          Dando continuidade, agora vamos falar de top's com foco em camisas e camisetas, primeiramente, quando falamos de top estamos nos referindo a qualquer peça de roupa que seja usada na parte de cima do corpo, ou seja, entra nessa categoria, casacos, cardigãs, camisetas, camisas, alguns tipos de vestidos (o vestido pode ser definido como top ou botton, tanto faz, o que mostra qual é o lugar certo dele é onde estão os detalhes principais. Se os detalhes que mais chamam atenção estão na barra, então ele se encaixa como um botton, se for no busto, então ele será um top.) e afins. É verdade que em lojas consideradas "normais" tem estações que achar uma peça lolitável é a coisa mais fácil do mundo, me refiro a essa coleção da estação passada que agora já está entrando em liquidação, pude achar camisas e cardigãs perfeitos pra lolita em lojas como Riachuelo, C&A, Marisa, Zara... Mas em contra partida tem outras estações que isso se torna impossível, mas agora com uma onda crescente do floral, dá pra achar nessas lojas muitas coisas pra classical com facilidade e sem ter que ficar passando calorão pra isso. 

CAMISAS

          Camisas sempre é a peça que mais da dor de cabeça, porque no loli as camisas são extremamente específicas mesmo, nem tudo que tem um babado ou uma renda dá pra encaixar, tem alguns outros fatores que também devem ser observados como o botão do busto não ficar estourando, a manga ser pelo menos levemente armada (mangas boneca ou princesa) e não aquela coisa reta e comum, a gola não ser de ponta (de fato esse é o erro mais comum MESMO, a gola acaba fazendo diferença sim, e essas pontas realmente não combinam), por isso que eu falo pras minhas afilhadas que não tem uma costureira confiável ou não querem comprar em lojas online por enquanto que sempre procure camisas com babados mas sem gola (também conhecidas como gola padre), é mais fácil de localizar e de não errar já que é praticamente impossível achar as golas arredondadas na moda "normal" e achando essas camisas em lojas como as que eu citei em cima, ainda tem o pagamento facilitado que é com o cartão da loja, que dá pra dividir em 5 a 8 vezes e tal, então acaba sendo uma mão na roda pela facilidade. Não só pra top's, mas ainda dá pra achar acessórios, sapatos, meias... mas no momento vamos deixar isso mais pra frente. Uma coisa bem comum que novatas caem no pecado é por causa do decote. Resumindo, decote e lolita não tem nada haver, principalmente com camisas.





      Aqui um exemplo que eu dei das lojas "normais". Essa camisa estava a venda nas lojas Marisa e é totalmente lolitável, as mangas, a gola, a cor, tudo aí se encaixa com perfeição no padrão lolita.










      Outra camisa que foi localizada de forma meio aleatória pela net, mas que também se encaixa com perfeição, a única coisa que "pecou" nela é a falta de ajuste da cintura, nada que uma pence (nome dado àquela preguinha costumeira que muita gente chama de pinça ou algo assim) não resolva. Mas também tem a opção de descosturar um pouco as laterias e encaixar um laço ou então colocar pequenos botões pra que esse mesmo laço seja removível. E aqui a camisa está meio aberta, mas ela tem botões que fecham até lá na gola mesmo viu?






      Essa já é uma camisa de burando (ou brand, é como são chamadas as lojas japonesas que "ditam" como seria a tendência da moda lolita, um tipo de channel lolita). Claro que eu JAMAIS recomendaria uma novata comprar uma camisa por 400 reais ou mais, acho babaquice pagar um valor tão absurdo só por uma camisa branca. Mas é um modelo bem basicão e que seria copiado facilmente por lojas lolitas do orkut ou uma boa costureira.









      Essa também é uma boa camisa pra loli, só dar uma ajustada na cintura (nesse caso cintura imperial) e ela poderá ser usada sem dores de cabeça.

          Agora vamos a fotos de camisas não recomendáveis e até "proibidas" por assim dizer;








      Essa é justamente a que eu falei que não é boa, exatamente pela gola e pela manguinha. 


      "Mas Beckk, essa camisa tem a manga boneca/princesa, tem babados e tem o ajuste na cintura, porque não é boa pra loli?" 

      Simples, olha o pecado da gola. A não ser que você consiga uma camisa dessa que seja a gola padre, não recomendo com a gola assim de ponta.




CAMISETAS

          Bom, no caso de camisetas elas devem sempre ser coordenadas com casual (isso entra em subdivisões, veremos depois), mas não é por ser casual que você pode pegar qualquer camiseta do seu armário, enfiar no corpo com uma saia com anágua e 'pronto, to abalando o bangu'. Assim como as camisas, camisetas também tem algumas "regrinhas" por assim dizer, para serem encaixadas em loli. As mangas, o decote e o modelo ajustado também valem para as camisetas, não é qualquer baby look que se encaixa, eu nunca vi, mas um dia ainda testo como seria um casual loli com uma camisa gola polo. Assim como a modelagem não deve ser deixada de lado, a estampa também vale. Claro que a estampa vai coincidir com a "subdivisão" que você gosta, não dá pra colocar um casual todo sweet e vir com uma camiseta de caixão e caveiras. Camisetas perfeitamente encaixáveis em casual loli.









           Agora umas camisetas nem tão encaixáveis assim...





          Creio eu, que depois de toda a explicação inicial eu nem preciso estar mencionando o motivo dessas camisetas não serem lolitáveis certo? Mas basicamente é porque elas não tem presente a elegância que uma lolita tem que ter sempre, independente da subdivisão a qual ela esteja usando.

           Vou encerrando por agora já que a parte de top's com toda certeza é bem extensa, e pra não ficar uma leitura cansativa, vamos deixar, boleros, casacos(e afins), e coisas do gênero para depois. Até logo, kissus!!!!


3 comentários:

Lady LoLo disse...

AHUHUAHUA a última, camisa do Brasil, eu ri! XD~ Nunca vi, e nunca quero ver lolitas com temáticas da copa! Mas Becky e se eu achar uma blusa linda com manga princesa e babados, e mandar a costureira arredondar a gola com pontas? /o/

Joker disse...

Isso é uma boa opção, quando eu mandei fazer uma camisa pra mim, a anta da costureira fez duas golas erradas, pra ela acertar eu tive que mandar ela fazer a gola normal e depois só cortar as pontas redondas, foi a única forma dela acertar x___X'

Lady LoLo disse...

Mas então é fácil arredondar a gola! Isso facilita a vida!