31 de jul. de 2011

16 ERROS COMUNS EM RELAÇÃO AO LOLITA

          Olá, bom, vi um post parecido com esse no f* yeah lolita mas eu acrescentei um pouco mais de coisas e a cada tópico fui colocando minhas observações. Espero que gostem.



1-Lolita Moda É Igual Ao Livro De Vladimir Nabokov
          Na verdade esse engano é MUITO comum de acontecer, assim que alguém ouve o fato de você estar vestida de lolita ou ser adepta a loli, as pessoas automaticamente te ligam ao livro achando que você está vestida dessa forma para conquistar homens mais velhos ou algo do tipo. O livro e a moda não tem absolutamente nada haver um com o outro, uma vez que não compartilham nem mesmo um fundamento sequer. O livro é um romance que acaba passando por várias vertentes diferentes e a moda vem com a intenção de que a garota de certa forma se sinta como uma princesa, lembrando as bonecas de porcelana típicas da era Victoriana.


2- Lolita É Cosplay
          Outro engano mais que comum são otakus pensando que lolita é cosplay quando na verdade não é. Cosplay é quando você se veste de alguma personagem que já exista seja ele qual for, anime, mangá, comics, desenho animado ou jogo. Lolita é uma moda como muitos outros, citando o punk, o reggae, os emos, mas nesses casos, diferente do lolita, eles são tribos com músicas e estilos de vida próprios, o lolita é apenas uma forma de se vestir sem ter necessariamente estilo musical ou algo do tipo.


3- Lolita É Da Aristocracia
          Só por ser lolita, não quer dizer que a garota pertença a aristocracia, mas dessa vez estou me referindo a famílias mais afortunadas ou até as que ainda hoje possuem algum título referente à nobreza de qualquer país que seja. Lolitas são apenas garotas que gostam de se vestir de forma diferente e se sentem felizes em se olhar no espelho se sentindo como princesas.


4- Lolita Tem Que Ser A Rainha Da Etiqueta Todo O Tempo
          Um erro comum não só entre leigos mas também entre as lolitas é achar que ser lolita é se obrigar a ser a rainha da etiqueta o tempo todo, e sempre ser uma daminha da pura educação, o que não tem absolutamente nada haver, já que, reforçando, o loli nada mais é que uma moda e isso não as obriga a ter educação todo o tempo, as únicas que muitas vezes se adaptam a essas mudanças são as lolitas adeptas ao lolita lifestyle, mas isso é assunto pra um próximo post.


5- Lolita É Japonês E Apenas Japonesas Podem Usar
          Inúmeras pessoas julgam que só por lolita ser uma moda japonesa, apenas japonesas podem usar, isso é um engano, pois seguindo essa linha de raciocinio, o punk não poderia ter saído da Inglaterra, o gótico da França, o underground dos EUA e os biquínis minúsculos entrando na bunda, do Brasil... Sabemos que não é assim, então não tem motivo pra pensar dessa maneira. Claro que na maioria dos casos as japonesas são as que melhor coordenam mas não é motivo pra achar que elas tem exclusividade, ainda mais no mundo atual onde as noticias e novidades correm muito rápido.


6- Meninas De Lolita, Só Se Vestem Assim Poque Não Se Acham Bonitas De Outra Forma
          Isso é um erro, as garotas que se vestem de lolita, o fazem por gostar dos adornos a mais típicos do loli e não por se sentirem feias e precisarem de um monte de parafernália pra se acharem minimamente bonitas. Claro que tanto no loli quanto em outros estilos o que impera é o bom senso, se a menina não tem em outros estilos, dificilmente terá no lolita.

7- Lolitas Tentam Reviver Sua Infância Por Trauma Ou Fetiche
          Bom, ser uma lolita não é querer reviver a infância, é se sentir bem consigo, embora varias vezes usam coisas que lembrem a infância, mas não tem como objetivo agir como nessa época longínqua e sim buscar as boas sensações, como a alegria de coisas simples ou de estar usando uma saia rodada, pra leitoras, lembrem do seu passado e respondam se não tinham uma enorme alegria em colocar aquele vestido super rodado e ficar girando com ele? É essa mesma alegria que as lolitas sentem e em relação ao fetiche, convenhamos, hoje em dia é quase impossível um cara ter pensamentos totalmente pervertidos com uma garota que cubra bem o corpo e que esteja usando no minimo 3 camadas de roupa...


8- Lolitas Só Querem Chamar Atenção
          Não. Lolitas só gostam de se vestir dessa forma pra se sentirem bem, nem tudo o que uma pessoa faz na vida é refletindo um passado sombrio ou traumatizante... Um ponto forte das lolitas, não só no Brasil como no resto do mundo é ligarem o botãozinho de não se importarem com o que os outros pensam ou falam (vulgo botãozinho do foda-se), uma vez que, a sociedade sempre acaba querendo dar marteladas no diferente do comum, mas nem sempre o que é comum quer dizer que seja normal. Já pararam pra pensar nisso? A diferença do comum e do normal? Quando entenderem essa resposta, entenderão as lolitas perfeitamente.



9- Só Garotas Mimadas Usam Lolita
          Um pensamento comum é que apenas garotas mimadas que ficam com o popozão na frente do computador o dia todo coçando o saco “que a grande maioria eu espero que não tenha” são as que são adeptas ao estilo, uma vez que, como ter uma outra forma de usar isso se não com o dinheiro do papai e da mamãe? Lógico que sim, existem lolitas dessa forma, mas boa parte delas trabalha duro o mês inteiro pra receber algum salario e poderem enfim comprar a roupa lolita que tanto querem. Sim, em sua grande maioria ser lolita não é fácil, é ralar mesmo pra poder comprar o que quer, já que não são todos os pais que aceitam numa boa suas filhas acabarem se tornando tão “diferentes” do senso comum da atualidade e acabam falando que não vão gastar com isso e só o que sobra a garota é ela se virar pra ganhar a própria grana pra gastar. Essa eu digo por experiência...


10- Lolita É Um Militarismo
          É claro que assim como todos os outros, o lolita também tem suas regras básicas que o definem dessa forma, mas não quer dizer que a moda seja um militarismo. Inúmeras novatas desistem de seguir a moda por causa da pseudo elite que muitas vezes acabam deixando transparecer que de alguma forma, seguir o lolita é como estar se alistando a um exército que está pronto a dominar o mundo. É uma coisa meio louca, mas é a mais pura verdade... Então, novatas que em algum momento acabarem lendo isso, não tenham medo do lolita, ele é pra te fazer se sentir bem e não pra te assustar como se você estivesse pronta a ingressar nas forças armadas de saia rodada, antes de morrer de medo e deixar de lado a ideia de ser uma lolita sem um fundamento a não ser pelo medo, leia um pouco, ou pergunte a uma lolita mais experiente se ela pode ser sua madrinha pra te guiar nesse inicio pra que você não cometa inúmeros erros de uma vez e não seja vista como ita, já que esse é o maior temor da maioria das garotas.
OBS: ITA É A LOLITA NOOB POR ASSIM DIZER.



11- Lolita Não Vive A Realidade Ou Não Tem Vida Social
          Lolitas vivem sim o dia a dia delas, qual o pecado em querer deixar o marasmo de uma rotina melhor e menos conturbada do que vivemos hoje? Lolitas saem com os amigos, vão no shopping, à escola/faculdade, trabalham nas mais diversas áreas, já que temos lolitas professoras, advogadas, servidoras públicas e por aí vai. Uma saia rodada e armada não faz uma garota deixar de ser o que é, e também não a faz viver enfurnada dentro de casa tomando chá o dia todo cercada por ursos de pelúcia dos mais variados com o quarto todo cor de rosa... Convenhamos, nem as princesas de conto de fadas são assim.


12- Lolita Não Pode Mais Ser Lolita Depois Do Casamento
          Algumas pessoas tem uma ideia muito estranha que lolita só por lembrar um pouco de pureza do passado quer dizer que a garota tem que ser virgem, imaculada e cruzes, se casar e por uma roupa lolita é o maior sacrilégio possível a se fazer. Novamente entramos na questão de que, lolita é só uma moda, tem muitos casos de garotas que se casam e engravidam e até o fim da gravidez continuam se vestindo de lolita e particularmente achei muito charmoso lolita de barrigão. Um gótico não deixa de ser gótico só porque casou ou fica mais gótico porque ficou viúvo.

13- A Elite Lolita É Feita Por Bruxas Más
          Isso é uma afirmação verdadeira e falsa, depende muito do ponto de vista. As garotas da 'elite' são educadas na medida do possível, mas assim que chega alguém querendo causar de mais é lógico que elas vão cair matando. Vamos colocar exemplo você mesmo caro leitor, sendo lolita ou não. Bom, eu sou formada em designe de moda, vamos supor que você seja formado em ciência da computação e eu, um belo dia chego em você, no que você sabe fazer e estudou pra fazer botando banca querendo te ensinar a fazer o serviço? Não rola não é mesmo? É claro que você vai tentar ser educado na medida do possível tentando me mostrar que não é bem assim como eu estou falando, mas no momento em que eu querer extrapolar mais ainda, você vai acabar perdendo a cabeça em algum momento e vai ser mal educado. É a mesma situação que acontece com as lolitas da 'elite' e muitas novatas. Ou seja, botar banca, sem saber pn, não é legal, às vezes temos que aprender a abaixar a orelha reconhecer que não sabemos tudo.

14- Black Sweet Lolita É Igual Gothic Lolita
          É comum acharem que black sweet e gothic são a mesma coisa, mas existem características que visivelmente as diferem muito, sweet, não deixa de ser sweet com suas balas, doces, castelos, laços, ursos, balões ou animais fofos, a única diferença das outras é a presença marcada do preto, já a gothic tem elementos indiscutíveis góticos como cruzes, flores morcegos ou caixões. Detalhei isso melhor em um posto chamado diferenciando.

15-Nem Tudo Que Tem Uma Anágua E Saia Rodada É Lolita
          Um erro comum é ver que tudo o qualquer coisa que esteja com um bloomer, anágua e saia rodada seja uma lolita é taxado de lolita, principalmente aqui no Brasil. Mas não é por aí, o loli tem regras básicas e fugir dessas bases já é invenção de mais e no máximo acaba sendo uma inspiração no estilo. Ou seja, tenis, havaiana, corpo a mostra de mais, saia muito curta e coisas que não cabem no estilo, não é lolita, independente de uma armação e uma saia rodada. Um tempo atras com o boom de death note surgiu um papo de sabe-se lá onde que a personagem Misa Amane era punk lolita, o que não é verdade, nada nela se encaixa em lolita. No máximo um vestido roxo que ela aparece usando no anime que se encaixa no gothic lolita, mas mesmo assim é uma roupa bem ita já que as cores não batem, e os babados são estranhos.

16- Você Não É Velha Para Usar A Moda Lolita
          Muitas mulheres ficam com receio de se adaptarem ao lolita pro se acharem velhas mesmo gostando muito da moda. Não meu anjo, você não é velha para o estilo, a única coisa que te prende a usar é você mesma. Em outros países é mais comum a moda ser usada por garotas mais velhas e jovens senhoras. Isso não é ser sem noção e nem nada disso, é você se sentindo bem consigo. E a sua vantagem é que você já tem uma base estável e pode investir em brands (brands ou burandos são as grandes marcas “ditadoras” da moda lolita como por exemplo a Innocent Wolrd e a Angelic Pretty) diferente das meninas nos seus 15 ou 16 anos.

2 comentários:

Lady LoLo disse...

"o que impera é o bom senso, se a menina não tem em outros estilos, dificilmente terá no lolita." Sou eu. Sério. Eu procuro me vestir bem básica, porque quando eu tento dar uma icnrementada ou inventar algo novo, eu faço combinações bem fail XD~ Eis que jamais conseguiria me lolitar sem madrinha.
Tá aí! Vivem dizendo também que fantasia (cospay) e bonecas (dois hobbys meus) são coisas de criança. Detalhe, se você não tem dinheiro, não sai nada que preste. os melhores cosplays, as bonecas mais bonitas e exclusivas, são caras e são feitos/comprados por pessoas com dinheiro. Não precisa ser rico, mas como você disse, tem um emprego ajuda. Crianças é que não tem dinheiro de jeito nenhum para essas coisas. A não ser que os pais apóiem, claro (o que sabemos ser extrema raridade).

Thumbelina disse...

Excelente post. Apos dar os devidos creditos postarei em meu blog.
www.thumbelinalolita.blogspot.com