21 de mar de 2011

FAIRY KEI



Fairy kei significa "Estilo Fada", provavelmente uma alusão ao aspecto fantasioso. O pioneiro do fairy kei foi o produtor de moda Sebastian Masudea, que em 1996 abriu a 6% DOKI DOKI.



Embora o estilo tenha iniciado a meados de 15 anos atrás, ele tornou-se bem popular apenas recentemente, provavelmente no ano de 2007. É caracterizado pela mistura de tons pastéis com cores brilhantes e fluorescentes, muitos acessórios e saias de tule. Esse é estilo inspirado no ar retrô dos anos 80 e seus ícones infantis e musicais, com uma mistura de sweet lolita, new wave e decora.


As roupas usadas pelas Fairy Keis variam bastante. Podem ser camisetas estampadas, boleros, blusas de manga comprida, shorts, leggings, vestidos ou o item preferido delas: saia de tule colorida. Utilizam acessórios infantis, meias, óculos coloridos e “nerds”, arcos, pulseiras, laços e bottons. O cabelo das adeptas do estilo são castanhos, loiros ou pintados com cores pasteis. Algumas utilizam perucas com cores que lembram as dos algodões doces. As estampas costumam ser de poneis, cupcakes, sorvetes, ursos e afins. Nos pés as Fairy Keis utilizam sapatos bonecas, sapatilhas ou tênis. Muitos consideram o estilo como uma versão mais light do Decora.


Existem duas principais marcas do estilo. A primeira delas é a loja 6% DOKIDOKI, (a loja inicialmente possuía uma tematica para o estilo Decora (que se assemelha ao Fairy Kei, mas é mais exagerado quanto as cores e acessórios), e depois se tornou representante das adeptas do estilo Fairy Kei) e a loja Spank! que surgiu em 2004 como um brechó inspirado na moda disco pop dos anos 80 e logo foi agregada ao Fairy Kei.


Hoje o estilo já é famoso e até mesmo influente em outras subculturas japonesas. É o caso das lolitas, que já vem incorporando cada vez mais algumas caracteristicas do Fairy Kei em seus visuais. Essa incorporação pode ser percebida principalmente nos tons e estampas de algumas roupas lolitas. Até mesmo a marca lolita Angelic Pretty vem fazendo modelos de roupas Fairy Kei.

Nenhum comentário: