31 de jan. de 2011

Visual Kei e Suas Subdivisões PT.2

Oshare kei


Encaixa-se neste rótulo bandas que se vestem com roupas "fashion" (com mais pormenores e mais vistosas).
Esses grupos explodiram na cena indie entre 2002 e 2004, quando a influência das bandas kotevi kei começou a cair.No oshare kei, é comum ouvir composições mais pop e "coloridas" do que as de outras bandas, incorporando uma tendência de um ritmo mais variado.


Koteosa kei

Tornando-se popular a partir de 2005, é percebido com um estilo para o qual o oshare kei teria "evoluído".

Tanto pela aparência quanto pela música, pode-se pensar que é resultante da fusão de oshare e kotevi kei.





Iryou kei

Nome dado às bandas que chegaram a usar aparência que remete a uma atmosfera médica ou vampirica, como roupas de hospital, gazes ou curativos de olhos, caninos, lentes de contatos e afins. Pode-se citar como exemplos PIERROT, MALICE MIZER e La'Mule.
Até mesmo no cinema e na literatura há casos de obras que usaram cenários escuros como os que existem nos hospitais e castelos europeus, e estas bandas chegaram a utilizar tais elementos para representar sua música nestas atmosferas. As composições seriam obscuras e remeteriam a locais sombrios e úmidos.

28 de jan. de 2011

Visual Kei e Suas Subdivisões PT.1

Olá, sei que muitas pessoas tem dúvidas sobre o estilo Visual Kei, em alguns posts irei apresenta-los aos poucos, seja com fotos ou pv's, espero que ajude e que agrade.















Kotevi kei

Gênero interpretado e tido como um dos mais proeminentes, ao menos na década de 1990. Pensa-se que o nome foi dado como antônimo de “soft visual kei”. O kotevi kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a performance musical em si, sendo caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas.

As bandas atuam predominantemente na cena indie (independente), com poucos grupos atuando como major. A primeira fase de Dir en grey é um exemplo de kotevi kei que chegou a atuar como major. Dentro do kotevi kei podemos distinguir ainda o “kuro kei (grupo preto)” e o “shiro kei (grupo branco)”. O kuro kei é caracterizado pelo seu som pesado e obscuro e por suas composições mais rápidas, enquanto que o “shiro kei” é voltado para um som melodioso e composições “limpas”.
A banda responsável pela criação do shiro kei seria L'Arc~en~Ciel, que, no começo de sua carreira, costumava se apresentar com a cor branca em destaque em suas roupas. Além disso, L'Arc~en~Ciel tocava músicas com características dos sons visual kei, mas não tão pesadas e agressivas quanto os trabalhos de alguns de seus contemporâneos do mesmo movimento.




































Kurofuku kei


Segundo o nome, é um estilo cuja base é formada pelas roupas com elementos pretos. Refere-se a bandas do final da década de 1980 e da primeira metade da década de 1990, que possuíam um estilo mais obscuro, com possível referência ao gótico.
Não é comum usar o termo "kurofuku kei" para se referir às bandas que utilizavam roupas compostas por esmalte.
Ao se comparar com o kotevi kei, a maquiagem é pouca, e é comum usar maquiagens que dêem uma imagem mais obscura.















Soft visual kei
Conforme o nome, são bandas que utilizam como fundamento roupas pouco chamativas e maquiagem leve. É o estilo de visual que possui o maior número de fãs homens.
Surgiram com força no final da década de 1990, com diversas bandas atuando como major ou próximos disso, ao contrário do kotevi kei, que ganhava destaque na cena indie, na época.
O estilo teria entrado em "vias de extinção", juntamente com o kotevi kei, no início do novo século.


22 de jan. de 2011

Takashi Murakami



Takashi Murakami ( 村上隆 Takashi Murakami ) , é um típico artista contemporâneo japonês que trabalha tanto em belas artes, tais como a pintura ou como mídias digitais. Ele confunde os limites entre alta e baixa arte .Ele se apropria de temas populares de mídia e cultura pop, em seguida, transforma-os em esculturas de trinta metros.

O estilo de Murakami, chamado Superflat, é caracterizada por superfícies planas de gráficos e imagens a cores que envolvem um estilo de caractere derivado de anime e mangá. (Superflat é um estilo artístico que se refere ao estilo otaku de viver como uma subcultura,)

O estilo Murakami é muito usado em peças de moda, sendo até mesmo assinante de uma coleção de bolsas da renomada marca Louis Vuitton.


Junko Mizuno





Junko Mizuno ( 水野纯子 Junko Mizuno ) é uma mangaká japonesa.

O estilo de desenho da Mizuno, mistura doçura infantil e fofura com sangue e terror, esse estilo tem sido chamado de Gothic Kawaii. Alguma desenhos de Junko Mizuno foram utilizados na série de documentários Japanorama que foi ao ar na BBC. Segue alguns dos trabalhos dela;



21 de jan. de 2011

VOCALOID



Vocaloid é um software de síntese de voz desenvolvido pela Corporação Yamaha que permite que o usuário sintetize canções apenas digitando a letra e melodia. Ultimamente tem feito muito sucesso entre "jovens nerds" no mundo todo por causa de suas personagens carismáticas, fazendo enorme sucesso em seus shows "ao vivo" arrebatando centenas de fãs.