12 de nov de 2010

Homofobia


O preconceito é uma forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Em sua grande maioria, o preconceito é motivado pelo medo em suas mais variadas formas. Mas quero enfatizar um preconceito em especial e que é um dos piores que conheço, a homofobia.

O que é homofobia? É o ódio irracional, o medo ou aversão aos homossexuais. A homofobia é a causa principal da discriminação e violência contra essas pessoas, um ato que gerou e ainda gera muitas injustiças e exclusão social. Só no Brasil, esse tipo de preconceito causou a morte de 2.403 gays, lésbicas e travestis nos últimos 20 anos.


Hoje, para combater essa discriminação contra homossexuais é necessário começar pela educação em escolas, com aulas que orientem os alunos sobre os direitos homossexuais, sobre gênero e identidade sexuais. Essa educação é fundamental para que, desde o início da vida, as pessoas aprendam a entender a diversidade e a aceitá-la, fazendo com que não haja mais homofobia. Só assim, ensinando a nova geração é que nosso país será de pessoas melhores e verdadeiros cidadãos. Dignos de pertencerem a uma país de primeiro mundo.




Nenhum comentário: